Carburador XT 225 e adaptação de carburador

 Quando o assunto é carburador vem bastante polemica. Alguns consideram o carburador original da XT 225 / TDM 225 um bom carburador, outro optam por trocar, seja por problemas no original e não conseguir peças, ou para ganhar mais Torque ou Velocidade final.

Primeiro vou falar sobre o original.
Nas motos ate o ano 2001 o original tinha um Venturi de 34mm, de 2002 a 2006, ano da ultima XT e TDM 225 foi um carburador de 32mm devido as normas de emissão de poluentes, sendo que em 2003 foi adotado também um sistema de indução de ar, que fez com que a moto perdesse 1 CV.



Medidas Originais do Giclê: (informações tiradas do manual da motocicleta)

De 1997 a 2001:

Carburador de 34mm

Giclê de alta 132,5

Giclê de baixa  45

De 2002 a 2006:

Carburador de 32mm

Giclê de alta 122,5

Giclê de baixa  32,5

 

Diferença dos dois carburadores

Carburador antigo e novo da XT225
Na parte externa a diferença pode ser observada na parte do coletor, no de 32 mm a parede é mais grossa enquanto no de 34 mm é mais fina


 Adaptação do carburador de Twister / Tornado

Eu particularmente não aconselho a adaptar um carburador de Twister. Mas entendo que alguns optam por essa adaptação. Faça por sua conta e risco, não me responsabilizo nem indico colocar esse carburador 

Comparação carburador de XT225 e Twister 250
Primeiro ponto: o carburador de Twister é ligeiramente mais alto que o de XT225, logo a parte de cima irá raspar no chassi da moto, a solução é retirar um pouco de material do chassi para que o carburador de Twister fique em "pé" corretamente,  nada que comprometa a estrutura e segurança da moto, ou adapte outro duto de ar na caixa de maneira que não precise raspar o chassi.

Não há uma receita pronta para a adaptação do carburador, entretanto tem alguns pontos que posso adiantar. O coletor vai encaixar normalmente, podendo usar o coletor original da XT225, no duto da caixa de ar você encontrará uma dificuldade, o diâmetro do duto de ar da Twister é maior, ou pode adaptar um tudo completo ou tentar usar o original da caixa com alguma adaptação. 

Outro ponto importantíssimo é que a caixa de ar da XT 225 não é otimizado para carburador de Twister, logo terá falta de ar, devido a restrição da caixa ser maior, pode primeiro retirar o duto acima da caixa de ar ( Snorkel) com isso libera a passagem de ar, deixando o carburador "respirar" melhor. Sugiro adaptar alguma mangueira, pois uma das funções desse duto é impedir ou dificultar a entrada de agua na caixa de ar. Alguns donos de XT225 simplesmente usam filtro esportivo e retira ou deixa sem uso a caixa de ar. Como disse não há receita pronta.

Na parte da giclegem pode se encontrar outras dificuldades mas resolvido o problema da restrição de ar, o que a maioria do Donos de XT que usam Bura de Twister usam é Giclê de lenta 45 e de alta 150.

mas sugiro ir testando os giclê a começar pelo de 138, observar a resposta da moto, observar a aceleração e transição da lenta para alta. e gradativamente usar de 140, 142, 145 ate 150. Atentar para barulho e temperatura alta, indicando mistura pobre. Com a alta temperatura o óleo afina aumentando o barulho normal do motor, observe também a cor da vela, branca indica alta temperatura e mistura pobre. 

Adaptação do carburador de Titan 150 Sport

Carburador que mais se aproxima do original, com menos adaptações mas por se tratar de um carburador menor e com mais restrição a passagem de ar, provavelmente a moto não terá a mesma resposta nem atinja altas velocidades, (lembrando que a XT225 não corre tanto pois nem é a proposta da moto) mas que para o uso urbano e para o dia dia na cidade pode ser sim uma boa saída. 
Comparação carburador XT225 e Titan 150 Sport

Vai precisar do cabo do acelerador da Twister para usar esse carburador, do mais é plug play.


16 comentários:

  1. Showwww de bola , artigo rico em informações, infelizmente as pessoas lêem e ignoram,. Parabéns ao autor!!

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  2. Coloquei da Titan 150 convencional com. pistonete, acelera com menos vigor e perdeu uns 10km/h de velocidade final, em compensação faz mais de 30km/l

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    1. Teve problemas com regulagem(precisou trocar giclê) ou ficou afinada?

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  3. Muito simples. Achou bobagem NÃO USE! Eu mesmo ja usei na minha moto, e regioes ruins de adaptação e de peças certamente ja ajudou alguém isso que importa.

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  4. No mercado tem uns carburadores paralelos para xt 225, já tentamos um mas não deu certo, vou tentar agora o da marca Audax, teria alguma informação sobre esse carburador?

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  5. O carburador Fullpro 32mm pode funcionar bem na XT 225?

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    1. Cara, eu to tentando acertar a giclagem dele na minha, ano 98, se encontrar a receita te falo, por enquanto está com 45 de baixa e 133 de alta fullpro 32mm...A moto caminha legal, perto do de cg 150 normal que eu usava, porém de baixa>média ainda engasopa, de alta ficou um canhão...Semana que vem vou ter tempo pra mexer nela denovo... Se não der acerto no 32mm, mais pra frente monto um pistão 72mm aí quero ver não dar acerto kkkkk, há braços....

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    2. Boa tarde,estou pensando em colocar o full pro de 32 mm,vc conseguiu fazer ela parar de engasgar/embolar em baixa rotação? E quanto ela consome em média com esse carburador? Abraço amigo e agradeço desde já

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  6. Estou usando um Audax na XT 225 funcionou bem durante uns 5 anos Agora está apresentando problemas vou colocar um ful pro ou kosso 32mm

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  7. Tenho uma tdm 225 2003 estou usando o carburador da factor 125,só que bebe muito! faz 20 á 25 Km com um litro,estou trocando por um imitação, não sei como vai ficar.

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    1. Bom dia, factor tem.um bom funcionamento?

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  8. Eu tenho um carbarudor koso para minha xt225, a moto andava bem e muito, quem tem XT225 sabe que ela sobe ladeira de 4ª marcha sem precisar fazer esforço, com o da koso, ela subia de 5ª marcha, mas o problema desse carburador é a regulagem, é muito díficil regular ele, às vezes ela ligava normal e mantinha, mas precisar puxar o acelerador pra moto ligar, quando andava, na hora de parar no semaforo, tinha que ficar segurando o acelerador para ela não desligar!

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    1. Usava 34? Acho que melhor pra elas e TTR são 34 né por questão das antigas veio com 34mm

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  9. Eu tô querendo por um koso 32mm, a moto é 98 será uma boa ideia?

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