Carburador XT 225 e adaptação de carburador
Quando o assunto é carburador vem bastante polemica. Alguns consideram o carburador original da XT 225 / TDM 225 um bom carburador, outro optam por trocar, seja por problemas no original e não conseguir peças, ou para ganhar mais Torque ou Velocidade final.
Primeiro vou falar sobre o original.Nas motos ate o ano 2001 o original tinha um Venturi de 34mm, de 2002 a 2006, ano da ultima XT e TDM 225 foi um carburador de 32mm devido as normas de emissão de poluentes, sendo que em 2003 foi adotado também um sistema de indução de ar, que fez com que a moto perdesse 1 CV.
Medidas Originais do Giclê: (informações tiradas do manual da motocicleta)
De 1997 a 2001:
Carburador de 34mm
Giclê de alta 132,5
Giclê de baixa 45
De 2002 a 2006:
Carburador de 32mm
Giclê de alta 122,5
Giclê de baixa 32,5
Diferença dos dois carburadores
Carburador antigo e novo da XT225 |
Adaptação do carburador de Twister / Tornado
Comparação carburador de XT225 e Twister 250 |
Não há uma receita pronta para a adaptação do carburador, entretanto tem alguns pontos que posso adiantar. O coletor vai encaixar normalmente, podendo usar o coletor original da XT225, no duto da caixa de ar você encontrará uma dificuldade, o diâmetro do duto de ar da Twister é maior, ou pode adaptar um tudo completo ou tentar usar o original da caixa com alguma adaptação.
Outro ponto importantíssimo é que a caixa de ar da XT 225 não é otimizado para carburador de Twister, logo terá falta de ar, devido a restrição da caixa ser maior, pode primeiro retirar o duto acima da caixa de ar ( Snorkel) com isso libera a passagem de ar, deixando o carburador "respirar" melhor. Sugiro adaptar alguma mangueira, pois uma das funções desse duto é impedir ou dificultar a entrada de agua na caixa de ar. Alguns donos de XT225 simplesmente usam filtro esportivo e retira ou deixa sem uso a caixa de ar. Como disse não há receita pronta.
Na parte da giclegem pode se encontrar outras dificuldades mas resolvido o problema da restrição de ar, o que a maioria do Donos de XT que usam Bura de Twister usam é Giclê de lenta 45 e de alta 150.
mas sugiro ir testando os giclê a começar pelo de 138, observar a resposta da moto, observar a aceleração e transição da lenta para alta. e gradativamente usar de 140, 142, 145 ate 150. Atentar para barulho e temperatura alta, indicando mistura pobre. Com a alta temperatura o óleo afina aumentando o barulho normal do motor, observe também a cor da vela, branca indica alta temperatura e mistura pobre.
Adaptação do carburador de Titan 150 Sport
Comparação carburador XT225 e Titan 150 Sport |
Showwww de bola , artigo rico em informações, infelizmente as pessoas lêem e ignoram,. Parabéns ao autor!!
ResponderExcluirColoquei da Titan 150 convencional com. pistonete, acelera com menos vigor e perdeu uns 10km/h de velocidade final, em compensação faz mais de 30km/l
ResponderExcluirTeve problemas com regulagem(precisou trocar giclê) ou ficou afinada?
ExcluirMuito simples. Achou bobagem NÃO USE! Eu mesmo ja usei na minha moto, e regioes ruins de adaptação e de peças certamente ja ajudou alguém isso que importa.
ResponderExcluirNo mercado tem uns carburadores paralelos para xt 225, já tentamos um mas não deu certo, vou tentar agora o da marca Audax, teria alguma informação sobre esse carburador?
ResponderExcluirruim mas dizem q com trabalho, da regulagem
ExcluirO carburador Fullpro 32mm pode funcionar bem na XT 225?
ResponderExcluirCara, eu to tentando acertar a giclagem dele na minha, ano 98, se encontrar a receita te falo, por enquanto está com 45 de baixa e 133 de alta fullpro 32mm...A moto caminha legal, perto do de cg 150 normal que eu usava, porém de baixa>média ainda engasopa, de alta ficou um canhão...Semana que vem vou ter tempo pra mexer nela denovo... Se não der acerto no 32mm, mais pra frente monto um pistão 72mm aí quero ver não dar acerto kkkkk, há braços....
ExcluirBoa tarde,estou pensando em colocar o full pro de 32 mm,vc conseguiu fazer ela parar de engasgar/embolar em baixa rotação? E quanto ela consome em média com esse carburador? Abraço amigo e agradeço desde já
ExcluirEstou usando um Audax na XT 225 funcionou bem durante uns 5 anos Agora está apresentando problemas vou colocar um ful pro ou kosso 32mm
ResponderExcluirTenho uma tdm 225 2003 estou usando o carburador da factor 125,só que bebe muito! faz 20 á 25 Km com um litro,estou trocando por um imitação, não sei como vai ficar.
ResponderExcluirBom dia, factor tem.um bom funcionamento?
ExcluirEu tenho um carbarudor koso para minha xt225, a moto andava bem e muito, quem tem XT225 sabe que ela sobe ladeira de 4ª marcha sem precisar fazer esforço, com o da koso, ela subia de 5ª marcha, mas o problema desse carburador é a regulagem, é muito díficil regular ele, às vezes ela ligava normal e mantinha, mas precisar puxar o acelerador pra moto ligar, quando andava, na hora de parar no semaforo, tinha que ficar segurando o acelerador para ela não desligar!
ResponderExcluirUsava 34? Acho que melhor pra elas e TTR são 34 né por questão das antigas veio com 34mm
ExcluirEu tô querendo por um koso 32mm, a moto é 98 será uma boa ideia?
ResponderExcluirAté 34
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