Adaptar Rolamento no Comando de válvulas da XT 225 / TDM 225

Venho por meio deste tópico facilitar a vida das pessoas que buscam informações sobre esse problema crítico da XT 225.
Pois o seu eixo de comando não é roletado de fábrica no lado de dentro o eixo gira diretamente na carcaça do motor AÇO FORTE do eixo, girando diretamente no AÇO MAIS FRACO DA CARCAÇA MOTOR. O resultado disso é o desgaste do bloco do motor. Muitos mecânicos falam em fazer um embuchamento e tals mais vai voltar a dar o mesmo problema crônico que é o barulho de máquina de costura novamente.Na parte de fora onde originalmente vem uma bucha de alumínio e colocado um rolamento. Rolamento esse que é o 6005. Só ir em uma loja especializada em rolamentos e pedir o modelo acima que vai se encaixar perfeitamente no lugar da bucha de alumínio. Colocando só o rolamento citado acima no lugar da bucha de alumínio, melhora muito o barulho. Só que depois o barulho ira aparecer na parte de dentro onde o eixo gira diretamente no bloco do motor. Vamos começar a parte interessante. E trabalhosa.Como colocar o rolamento interno. Aí é que esta a charada temos que ter um torneiro mecânico bom para fazer esse serviço.Ele vai ter que fazer uma entrada no bloco do motor para que o rolamento 6903 entre ali e fique perfeitamente alinhado com o eixo de comando.E o Eixo de comando tem que sofrer um passe para que ele entre perfeitamente no interior do rolamento. 

 Bloco do motor usinado para a entrada do rolamento 6903.










Bloco do motor já com o rolamento 











Eixo de Comando já com os dois rolamentos o da esquerda é o 6903 que vai diretamente na carcaça do motor e o da direita é o 6005 que vai no lugar da bucha de alumínio.











Percebam nessa foto no lado direito que o meu torneiro fez umas estrias na horizontal para que o rolamento fique fixo no eixo de comando pois o eixo não foi fabricado para pegar rolamento aí é improvável encontrar um rolamento que fique fixo com as mesmas medidas externas. Isso quem me explicou foi o rapaz da casa especializada em rolamentos.
















As estrias mais de perto. Já do lado esquerdo o eixo de comando tem que sofrer um desgaste mesmo para entrar no rolamento 6903 aí o torneiro vai dar o desbaste de acordo com o rolamento para ele entrar bem justo para ficar fixo. 


 Obs: Rolamento 6005 é o maior que fica no lugar da bucha de alumínio. Rolamento 6903 é o menor que vai ficar embutido na carcaça do motor. 

 EXEMPLO: Lembre-se rolamentos 6005zz ou 6005z são os mesmos porem com blindagem é só tirar a blindagem que vai virar um 6005. Cada z significa um lado da blindagem portando o zz tem nos dois lados do rolamento e o z somente em um lado. 

 Vi em vários tópicos e fórum diferente para deixar o rolamento sem a blindagem para q o óleo do motor passe por dentro dele. Não me lembro já teve alguém que colocou com a blindagem e teve problemas. mas a lógica de colocar sem blindagem é boa.

Espero que tenham gostado!

Autor do Tutoria: Leandro Maurício 

12 comentários:

  1. Realmente muito boas as dicas.
    Obrigado!

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  2. Fiz no lado de fora e diminuí muito a folga, vamos ver se no outro lado aguenta um tempo

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  3. Quero fazer isso na minha motinha gostei da idéia

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  4. Será q par ttr230 esses rolamentos da serto

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  5. Conhece alguém que faça este serviço em uma tdm 225, em sp capital?

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  6. Conhece alguém que faça este serviço em uma tdm 225, em sp capital?

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  7. Sempre é bom dar os créditos a quem criou o tutorial. Que por sinal fui eu. Está no clube da XT600. mas msm assim. blog muito bom.

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    1. E ai, Leandro Maurício. Cara primeiramente parabéns pelo tutorial, ficou excelente.
      Realmente esta faltando os créditos, ate pouco tempo tinha, mas em alguma atualização do site foi retirado, mas vou tratar de creditar novamente sim!
      A ideia do Site era reunir e armazenar informações das 225.
      Mas uma vez desculpas pelo erro, e parabéns pelo tutorial!

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    2. No final ja estava a Fonte indo pro Site da XT600 mas o post nao existe mais. Ainda bem que ficou salvo aqui, se não seria perdido!
      Mas vou creditar seu nome

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  8. COMO SOLTAR O COMANDO DE VALVULAS

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    1. se não tem idéia é melhor consultar um mecânico e orçar para ele fazer para vc, mas não é difícil nãi, mas é um serviço de responsa pq se errar estraga o motor...abçs

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