Problemas com regulagem do Carburador


Essa semana tive uma tremenda dor de cabeça com o carburador da minha XT 225. 
Primeiramente, o carburador não aceitava nenhuma regulagem de lenda.
Como não tinha tempo, levei-o até um mecânico que a principio resolveu o problema da lenta, as na alta a moto falhava e não passava de 100 km/l, alem do consumo elevado - ~15 km/l.
Levei em outro, que me deu a dica de trocar o reparo. Troquei o reparo e a alta ficou boa, mas a lenta ainda estava ruim o o consumo alto.

Depois de muito 'bater perna' atrás de mecânico, resolvi que eu mesmo ia resolver!

Para encurta a história, os problemas eram: Falsa entrada de ar pelo coletor de Admissão e um vazamento de gasolina que saía do difusor de Ar, esse  ultimo o maior problema e o que mais levou tempo para ser identificado.

Tirar falsa entrada de ar pelo coletor é simples. Se está com algum furo, é só trocar, se não tem furos, é a junção entre o motor e o coletor, faça uma limpeza e coloque uma cola de motor e pronto a entrada se ar estará selada.

Com o difusor foi mais difícil. O primeiro sintoma que pode ser esse o seu problema é a grande quantidade de gasolina na saída do carburador, mesmo o motor trabalhando apenas em lenta, o que vai gerar oscilação na lenta e alto consumo (supondo que todos os outros item ja foram checados, como parafuso de ar, diafragma e valvula enriquecedora, veja mais aqui). 



O problema está no fato de o difusor de ar não encaixar perfeitamente na sua sede e os pequenos espaços servirão como passagens para a gasolina subir mesmo se a alta está acionada. Para resolver esse problema coloque algo para vedar o encaixe, no meu caso tentei varias coisas, porem a que funcionou perfeitamente e de forma definitiva foi colocar um anel de borracha para vedar a passagem. Usei um ORing tirado de uma corrente. (O retentor da corrente) na parte superior do difusor, onde ele fica encostado na sua sede. Após isso a lenta ficou muito estável.

3 comentários:

  1. eu tenho uma xt 225 pra trilha e pegeui ela apouco tempo, ela não afirma o motor em alta, tipo meio acelerador vai em bora mas na hora que eu errolo o cabo pra subir um morro ela começa a falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb estou com esse problema Andre, conseguiu resolver?

      Excluir
  2. 'to passando por isso kkkkkk faz 10 ou 11 anos troquei carburador ruim pra pagar num da mais 110 km so vai depos que esquenta se desligo pra pega ummm da trabaio vi vazando ar no coletor

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.