Testando Estator e Retificador - Problemas Com Bateria
O estator e o Magneto, juntos, geram eletricidade para o funcionamento dos demais componentes da moto, como Farol, buzina, setas, carregar a bateria. - Não para o FUNCIONAMENTO dela, para isso existe a bobina de força (Leia Esse post)
Caso a bateira não esteja carregando e esteja descartado que o problema é a própria bateria, vão algumas dicas.
1. Como testar o Estator.
I - Localize os três terminais do encaixe quadrado e branco. Esses fios irão para o retificador, DESLIGUE-OS.
II - Com um multímetro selecionado para corrente Alternada(ACV) na escala de 700, coloque os fios em qualquer um dos terminais, acelere ate a metade do curso do acelerador a XT 225/TDM 225.
III - A medida DEVE ser igual em todos os terminais no mesmo ponto da aceleração algo em torno de ~20 a ~100 volts. Caso apresente alguma diferença nos valores indica que o problema é no estator
*Com o estator apresentando problemas a moto pode "funcionar" normalmente, pois para funcionar ela precisa da bobina de força para gerar a faísca e não o estator. Leia!
Ao final religue os terminais
Se o estator passar no teste, vamos para outro vilão...
O retificador
Depois que a eletricidade sai do estator, está em corrente alternada, e precisa ser convertida para corrente continua e retificada para uma determinada "voltagem", que é de 13.5 a 14.5 V.
Dos quatro terminais, três são os mesmo que vem do estator e um vermelho vai para a bateria para carrega-la. O terra é o próprio chassi da peça.
Esse teste é muito fácil:
I - Com o multímetro selecionado para corrente continua (DCV), coloque na escala de 20.
II - Coloque os fios do multímetro nos Bornes da bateria.
III - Com a moto em marcha lenta, sem acelerar ela DEVE marcar em torno de 13 V.
IV - Acelere a moto e com ela acelerada a moto deve marcar aproximadamente 14,5 Volts. Caso passe algo significativo disso, essa é a causa do problema, pois excesso de carga é tão ruim para a bateria quando a falta de carga.
Basicamente é isso. Qualquer duvida, comente!
Obrigado pelas informações sobre baterias automotivas
ResponderExcluirVale a pena adaptar o retificador das nx 350 ou 400.
ResponderExcluirboa noite alguem que possa ,e ajudar troquei o retificador pelo da magnetron e so esta dando 13 volts acelerando , o que pode ser ? minha xt e 1998 obrigado!
ResponderExcluirBateria ruim também segura a voltagem baixa em 13 mesmo acelerando arruma uma bateria boa para testar
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