Testando Estator e Retificador - Problemas Com Bateria

O estator  e o Magneto, juntos, geram eletricidade para o funcionamento dos demais componentes da moto, como Farol, buzina, setas, carregar a bateria. - Não para o FUNCIONAMENTO dela, para isso existe a bobina de força (Leia Esse post)  
Caso a bateira não esteja carregando e esteja descartado que o problema é a própria bateria, vão algumas dicas.

1. Como testar o Estator.
       I   -  Localize os três terminais do encaixe quadrado e branco. Esses fios irão para o retificador, DESLIGUE-OS.
       II   -  Com um multímetro selecionado para corrente Alternada(ACV) na escala de 700, coloque os fios em qualquer um dos terminais, acelere ate a metade do curso do acelerador  a XT 225/TDM 225.

       III   -  A medida DEVE ser igual em todos os terminais no mesmo ponto da aceleração algo em torno de ~20 a ~100 volts. Caso apresente alguma diferença nos valores indica que o problema é no estator


*Com o estator apresentando problemas a moto pode "funcionar" normalmente, pois para funcionar ela precisa da bobina de força para gerar a faísca e não o estator. Leia!
Ao final religue os terminais 


Se o estator passar  no teste, vamos para outro vilão...

O retificador 

2. Como testar o retificador 
Depois que a eletricidade  sai do estator, está em corrente alternada, e precisa ser convertida para corrente continua e retificada para uma determinada "voltagem", que é de 13.5 a 14.5 V. 
Dos quatro terminais, três são os mesmo que vem do estator e um  vermelho vai para a bateria para carrega-la. O terra é o próprio chassi da peça. 

Esse teste é muito fácil:

    I  -  Com o multímetro selecionado para corrente continua (DCV), coloque na escala de 20.


   II  -  Coloque os fios do multímetro nos Bornes da bateria. 
  III  -  Com a moto em marcha lenta, sem acelerar ela DEVE marcar em torno de 13 V.
  IV  -  Acelere a moto e com ela acelerada a moto deve marcar aproximadamente 14,5 Volts. Caso passe algo significativo disso, essa é a causa do problema, pois excesso de carga é tão ruim para a bateria quando a falta de carga.


Basicamente é isso.  Qualquer duvida, comente!

4 comentários:

  1. Vale a pena adaptar o retificador das nx 350 ou 400.

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  2. boa noite alguem que possa ,e ajudar troquei o retificador pelo da magnetron e so esta dando 13 volts acelerando , o que pode ser ? minha xt e 1998 obrigado!

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  3. Bateria ruim também segura a voltagem baixa em 13 mesmo acelerando arruma uma bateria boa para testar

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